Brasil: o país do futebol...SÓ do futebol!

Posted domingo, 16 de junho de 2013 by Francelle Machado
Não era pra eu escrever pro blog hoje, até pela falta de tempo já explicada em outro post. Mas sabe quando uma ideia está fixa em sua cabeça, e você sente que vai explodir se não falar? Pois é...foi bem isso que me levou a abrir o Blogger neste momento!

Confesso que sou um pouco alienada das notícias de política e afins que tratam sobre o meu próprio país, e essa alienação é proposital. Toda vez que assisto aos telejornais ou vejo publicações no Facebook sobre o estado em que se encontra o Brasil, acabo por me desconectar de tudo e permanecer nessa alienação que me envergonha. Porque? Porque cada notícia me apavora um pouco mais, apenas isso.

Imagem por: WeHeartIt.com
Não consigo me orgulhar de um país que aceita normalmente o fato de tantas pessoas morrerem por puro descaso, de leis que dão total apoio - e incentivo - à criminalidade, de políticos trolladores que criam leis em benefício próprio e reconquistam os cidadãos apenas com um pronunciamento na TV. Tudo isso oculto sob o orgulho da seleção que arrasa (às vezes, nem isso) no futebol, das mulheres que rebolam na cara dos homens e tem uma bunda maior do que as americanas, do funk carioca de letra explícita que já é tombado como patrimônio cultural do país e, agora, de sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas. 

Tudo isso porque a preocupação principal é ter imagem de país de primeiro mundo lá fora, depois (e bem depois, na real nunca!) a galera lá de Brasília vai se preocupar com o povo que (SOBRE)VIVE aqui, e não vem apenas para curtir o Carnaval no camarote dos VIP's.



"Ah, a culpa é do povo que votou e elegeu esses pilantras"... Mas fala sério né?! Você realmente acredita que se os governantes fossem outros, algo estaria diferente? Desculpe frustrá-lo, mas entre 100% dos candidatos, 1% deles são honestos. 
Okay, existem candidatos que realmente querem fazer algo pelo povo...só que estes são abafados pelo alto poder, que vem justamente dos desonestos que formavam aqueles 99% que eu citei. E outra: todo mundo é obrigado a votar, a compra de votos ainda é enorme, sem contar que aquela história de cobrar dos seus candidatos é pura utopia né, porque é muito difícil alguém tentar cobrar alguma coisa. Olha só que maravilha!

O que está acontecendo agora, em meio a tantas manifestações pelo aumento da passagem dos ônibus, é exatamente isso: o povo acordando e reaprendendo a cobrar da elite política, coisa que aconteceu pela última vez - que eu me lembre - no Impeachment do presidente Collor (o qual, por sinal, exerce o mandato de senador atualmente, dá pra acreditar?). 
Esse é um assunto dificílimo de ser tratado, e são várias as versões sobre isso. Eu, como cidadã dessa bagaça de país, dou aqui a minha opinião sobre o assunto, mas em nenhum momento digo que sei mais do que qualquer outra pessoa que se informa pelos meios que possuímos. 

Imagem por: WeHeartIt.com
Acredito que a mídia acoberte muita coisa, e o problema é que algumas imagens provam a existência de exagero nas manifestações. É o caso de gente que se "empolga" colocando fogo em ônibus ou pichando estabelecimentos comerciais que nada têm a ver com a manifestação. Mas assim como no cotidiano, são algumas pessoas de caráter duvidoso em meio à muitos outros que estão lá realmente em busca de direitos ou de uma resposta. Também existe o fator manipulação: não se sabe até que ponto as imagens foram retiradas de seu contexto e até que ponto foram manipuladas (ou não) para provar o "vandalismo". Infelizmente, só quem estava lá sabe o que aconteceu, e a imagem que fica na imprensa sensacionalista é que "um bando de baderneiros tocou o terror nas ruas"

Enquanto isso, policiais completamente despreparados - e surtados! - ficam jogando bombas de efeito moral no meio do povão, colocando gente de bem dentro do mesmo camburão em que assassinos perigosos já estiveram, e (ab)usando de um poder que nessa hora eles "descobrem" que tem, porque quando é pra caçar bandidos nas ruas, é o seguinte: ou eles são fracos demais e o bandido é mil vezes mais esperto, ou eles pegam o ladrão e levam pra delegacia. Lá, o bandido pode até afirmar com todas as palavras que matou ou roubou um fulano, mas se não houverem as benditas provas concretas contra ele, o tal meliante volta pra rua, saindo pela porta da frente.

Resumindo: ou a polícia é idiota o bastante pra sair matando e ferindo gente de bem por não ter o preparo para lidar com o caos das ruas, ou a polícia age corretamente e pega os bandidos de modo geral, mas a justiça manda soltar. 

Imagem por: WeHeartIt.com
Sobre a Copa do Mundo, tenho um medo absurdo que dê uma confusão maior do que essa já vivenciada pelo povo daqui. Estou sendo pessimista? Sim, mas tenho alguns motivos. 
Antes mesmo dessa Copa começar, já temos um casal francês cuja menina foi estuprada várias vezes enquanto o namorado era agredido dentro de uma van, e ainda, um turista alemão que foi baleado sem motivos enquanto fazia um turismo pela favela da Rocinha. Isso sem contar em todas as outras atrocidades que já fazem parte da rotina dos brasileiros. Pense bem: se um brasileiro que se engana de rua e, por entrar em uma favela, já é baleado, o que não pode acontecer com mais turistas que não conheçam nada daqui? 

E o governo ainda acha que o Brasil está completamente pronto pra sediar um evento desse porte? Ainda acham que só por investir todo o dinheiro da segurança, do transporte, da saúde e da educação em estádios incríveis pra agradar a Fifa, podem pagar de país de "primeiro mundo"? Tá faltando noção de realidade pra esses governantes, que olham somente para as suas próprias contas bancárias e esquecem que o país todo precisa de ajuda. Tá faltando estrutura pra receber a Copa e, principalmente, estrutura pra que os próprios brasileiros possam viver nessa droga de Brasil. 

Não dá pra ter orgulho de um país que se gaba do futebol e esquece de todo o resto, de um país onde analisar o corte de cabelo do Neymar é mais importante do que a valorização das pessoas que morrem à míngua por dependerem do SUS.

Sobre a estreia do Brasil na Copa das Confederações, apenas uma coisa pra dizer aqui: COMEMORA SELEÇÃO, porque o único quesito em que esse país pode ser melhor do que o Japão é no futebol mesmo!

Considerações finais: Acho importante ressaltar que eu não gosto de fazer textos que envolvam temas muito fortes, mas tem momentos em que eu simplesmente não consigo ficar calada, e mesmo sabendo que não vou mudar o mundo, já fico feliz em desabafar. Antes que me interpretem mal por conta de um trecho do texto, saibam que eu não tenho preconceito contra o funk "normal". O que não consigo respeitar são músicas que utilizem-se de pornografia ou linguagem explícita, e que isso seja visto como uma cultura tombada no país. Porque funk, assim como qualquer outro gênero de música, não precisa utilizar baixaria pra fazer sucesso. Por exemplo o tal do "Lelek lek lek", que não tem nem palavrões na letra e chegou ao sucesso de forma meteórica.

Por fim, peço desculpas pelo tamanho do post que ficou muito maior do que eu tinha imaginado, agradeço imensamente aos fofos leitores que acompanharam até aqui, e por último, deixo vocês com o vídeo que me motivou a escrever esse texto:

14 comentários :

  1. Dayane Nascimento

    Simplesmete AMEI o seu post, li esse todinho e voce falou tudo de muito mais, como eu li uma frase hoje assim:

    "Na copa o Brasil vai colocar em prática o poder da maquiagem. Disfarçar a pobreza, esconder os viciados em drogas, ocultar a falta de saúde, cobrir a violência e fingir que tem educação."

    E é assim que ele estão fazendo, uma maquiagem no país para os de foras, enquanto as pessoas que vivem aqui, sofrem de miséria, pobreza, falta de educação, coisas que poderiam serem melhoradas, em vez de ficarem construindo estádios de milhões de reais, Graças a Deus o povo brasileiro ta saindo dessa inércia, ficou muito feliz em saber e em ver a população brasileira saindo nas ruas e correndo atrás de seus direitos.

    Beijinhos
    Facebook do blog
    Participe do primeiro sorteio do blog, um papel de parede da sua escolha! E só clicar aqui.
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

  1. Caroline Ferraz

    Oi! Eu sei que é chato comentários copia e cola, mas é necessário nessa situação.
    O Brasil está acordando, e precisamos nos unir cada vez mais! Os manifestos ocorrem e nós que não podemos estar nas ruas brigando pelos nossos direitos podemos mostrar à todos a verdade.
    Sei que nenhum blog indicado é sobre assuntos democráticos, nem o meu próprio é, mas peço que me ouçam. Um vídeo que explica tudo o que está acontecendo no país foi colocado na web. E precisamos que ele seja visto pelas pessoas que ainda acham que é por R$0,20.
    Vamos fazer nosso trabalho como provedores de informações e vamos mostrar para todos que ainda desacreditam que podemos ser mais.

    Basta ir ao link http://putmerd.blogspot.com.br/2013/06/please-help-us-changebrazil.html ver o vídeo que explica o que está acontecendo com o Brasil e repassar em seus blogs, junto com a tag #changebrazil, em todas redes sociais possíveis.
    Pessoal, não ignorem. O nosso país está a um passo de ser realmente o que queremos, o que merecemos, o que ele tem condições de ser.

    Um abraço, Line
    putmerd.blogspot.com
    P.S. Desculpem pelo comentário gigante. Mas temos que passar para o máximo de pessoas possível!
    P.S.2 Ahhh que lindo o vídeo ai! Mesmo assim, amore, divulga e marca outros blogs! Precisamos que os brasileiros ainda ignorantes abram os olhos!


  1. Não sou a melhor pessoa para opinar sobre o assunto, mas estou feliz que finalmente a população acordou e resolveu fazer algo. Da forma errada, mas estão lutando por um direito. A única coisa que me deixa triste é que a galera está fazendo algo desorganizado :| mas okay


    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

  1. Rafaela Biscassi

    Olá,
    Tenho acompanhado pela tv e pela net as manifestações e me sinto muito triste pois quem sempre paga e sofre as consequencias é a população,espero que toda a situação mude.

    Muito obrigada pelo seu comentario lá no meu cantinho e saiba que eu admiro muito o seu cantinho :)Obrigada por curtir a Fan Page:)

    Páginas Em Preto

    Beijos

  1. Priscila Ferreira

    Mas o bom, é que pelo metade da população está acordando para isso.

    http://senhoritapriscila.blogspot.com
    Curti a fan page? (www)
    @priscilafrr,
    beijo.

  1. Gabriela Gomes

    Concordo plenamente com tudo que você escreveu nesse post! A situação ta cada vez pior e muitas pessoas não enxergam isso, quando eu fazia trabalho voluntario numa comunidade carente ouvia tanto absurdo, tanta coisa que dava raiva dos políticos, tipo, uma senhora passava fome, segundo ela, porque gastou o dinheiro que compraria a comida da semana pagando hospital particular pra filha que estava passando mal - isso sabe porque? Porque o hospital publico não soube resolver a situação, tava lotado e só tinha atendimento sei lá pra que dia! Os colégios, então, corrupção e violência sempre ouve, mas alguns anos atrás dava pra estudar num colégio publico, hoje em dia já não dá mais, eu estudava num publico e tive que sair por vários motivos - greves, falta de professores, roubos entre outras coisas. Resumindo, ta uma porcaria o Brasil, uma chinelagem, essa copa vai ser uma queimação de filme pro pais, imagina chegando os estrangeiros lá de um pais onde não tem tanta coisa ruim assim lá, vão pensar o que?! :/ Adorei seu texto, ficou ótimo demais!
    www.espacegirl.com

  1. Pâm

    Não tem como, a hora é agora! O momento de agir chegou!

    #oGIGANTEacordou
    #AcordaBrasil


    Bjinhos ;*
    Pâm

  1. Thami Sgalbiero

    Amei o post e concordo! Falei sobre isso lá no meu blog também, acho que já que eu tenho medo de ir para as ruas manifestar, me manifesto e divulgo o máximo que posso na internet. Então to fazendo vídeos, compartilhando, tweetando, postando em tudo quanto é canto. Quero ver a melhoria nos hospitais e na educação, pois já sofri com isso aqui mesmo dentro de casa, em 2011 quase perdi meu avô paterno por conta de um hospital público que não tinha quarto e ele ficou no CORREDOR do hospital, ele e mais uns 100 pacientes, pois não tinham quartos nem NADA! As condições são péssimas para as escolas públicas também, estudei em escola pública a minha vida toda e naquela época tava tudo bem e tudo bom mas agora que a minha irmã está na escola pública to vendo o quanto a situação piorou. Um professor falta e eles não tem como repor, o banheiro é sujo (um nojo), não tem câmeras nem nada para ajudar no monitoramento dos alunos. Sério. Quero uma mudança JÁ!

    Xx
    www.likeparadise.com.br

  1. Unknown

    Eu acho essa situação muito triste...

  1. Suzana

    Só do futebol mesmo, né! Ainda bem que isso está mudando!!

    Adolecentro

  1. Bruna

    Olá
    Espero que de tudo certo e que as coisas mudem...
    Gostei do post
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

  1. Unknown

    Adorei o texto e meu maior orgulho nesse momento é saber que o meu país está mudando.
    Seguindo o seu blog, segue o meu se gostar? http://oblogdalya.blogspot.com/

  1. Marília Pessoa

    Adorei seu texto, concordo contigo, Fran! Finalmente as pessoas resolveram abrir os olhos, parar de aceitar calado tudo que impõem. Apoio os protestos pacíficos, sou contra aquelas pessoas que vão só pra bagunçar.
    Espero que mudanças aconteçam.

    TRASH ROCK

  1. Fernanda Rodrigues

    Você resumiu o que eu acredito quando falou na consciência política que o povo está desenvolvendo. Ver as pessoas falando sobre isso por espontânea vontade é lindo! :D
    Espero que as pessoas não percam o gás!

    Um beijo,

    http://algumasobservacoes.blogspot.com/
    http://escritoshumanos.blogspot.com/

Postar um comentário