Afinal, o que é ser poser?

Posted domingo, 5 de maio de 2013 by Francelle Machado
Lá em 2002, Rouge bombava. Todo mundo só queria saber de dançar Ragatanga como se não houvesse amanhã. Eu era uma dessas pessoas e adoraava as meninas do grupo, mas conforme o tempo foi passando, Rouge se tornou apenas uma partezinha muito querida da minha infância. 
Depois de um tempo, me dei conta: eu não era realmente fã de Rouge, eu era uma poser
Mas acalmem-se: ser "poser" não precisa ser, sempre, algo tão pejorativo. Não quando você é uma criança que nem formou uma personalidade sólida, e ainda está escolhendo uma tribo para se adequar. 

Foto by: WeHeartIt.com
Acredito que ser poser passa a ser algo pejorativo quando isso traduz um desejo de pertencer a um estilo que, na realidade, não pertence de verdade. Uma criança não é poser para se encaixar na "panelinha" da escola (pelo menos na maioria dos casos, a panelinha surge naturalmente), mas sim porque ela realmente acha que é fãzooona do artista. Comigo foi assim. 

Foto by: Vírgula



Quando Rouge acabou, descobri que elas não faziam falta na minha vida, e que os cd's delas estavam fadados a morar no fundo de um armário, junto com as boas lembranças dos tempos da Ragatanga ou da Brilha La Luna. 

Ok, a criancinha lá foi poser, e a vida segue...


Daí a pessoa já é adolescente de personalidade formada, e se torna fã de determinado artista só porque ele "tá bombando" ou porque "fulaninho(a) é gato(a)"... aí sim essa pessoa vira um legítimo poser, com toda a negatividade da palavra!

Na maioria das vezes, os artistas que mais ganham posers são os que "estão na moda", os que tem atenção excessiva da mídia. Só dá pra ver quem é fã de verdade depois que a modinha acaba, e minha banda preferida é prova disso: quando os Backstreet Boys vieram ao Brasil em plena época da febre mundial, foi um tumulto terrível, com gente pulando sobre o ônibus em que os caras estavam e algumas delas passando mal enquanto corriam pelas ruas, atrás deles. Imagino que a metade daquelas garotas deixaram de ser fãs após dois anos, quando eles anunciaram um pause na carreira...

Será que todas essas ainda são fãs?? Espero que sim!! | Foto by: Uol
Vale ressaltar que poser não é aquele fã que não tem grana pra comprar TUDO do artista (cd's, dvd's ou produtos em geral..), mas sim aquele que, como dizem no Facebook, só conhece "Smells Like Teen Spirit" e se diz meeeeega fã de Nirvana. Pra ser fã de um artista ninguém precisa ser rico, basta saber a essência da carreira do ídolo, e gostar não apenas das músicas ou da atuação dele, mas também da pessoa por trás do estereótipo colocado pela mídia. 
Não adianta ser fã do cara porque ele é sarado, ou da guria lá porque ela tem um corpão violão. Como muitos dizem, a idade derruba qualquer corpo perfeito. 


Se você curtir um artista e ser fã de verdade, o tempo não vai te fazer sentir vergonha de dizer o quanto você gostou dele e de seus trabalhos (na música ou na tv). O teste mais eficaz para descobrir um poser é esse: pergunte a alguma pessoa se ela era fã de um artista que está muuuuito afastado da mídia, ou que seja considerado "vergonha alheia" atualmente. Se ela responder que sim e se mostrar envergonhada demais, está aí a sua resposta.

Como eu disse no início do post, já fui poser do Rouge. Em certa época, tinha vergonha de dizer que já fui fã das garotas. Ainda bem que me dei conta do quanto eu estava errada. Hoje, assumo com alegria e ainda danço a Ragatanga se alguém duvidar!

12 comentários :

  1. Isa Sze

    muito legal, fran! tu escreve de uma maneira bem gostosa de ler, flui tranquilamente. dançava ragatanga como se não houvesse amanhã hahaha e,claro, brilha la luna, oh, oh, mira que bela!
    beijos, isa - colega da facul!

  1. Rafaela Blackyue

    Minha opinião sobre ser fan eh bem complicada até, mas é o modo mais justo de definir, os fans, dos poser e do publico!

    Existe o publico geral, que até conhece o artista ou o assunto de modo por cima, sem profundidade, que até curte porem curte outras coisas tmb e n tem afinidade ou se identifica com o assunto.

    Tem o publico cativo, que curte, quando passa na tv curte, até acompanha o assunto sempre q pode mas o objeto de afeição não é algo encensial na vida dessa pessoa que acho q era seu caso com o Rouge.

    E ai tem as fans! e o q as defini é o Amor! simples e justo, quando o objeto de afeição não importa se pessoa ou ser inanimado instiga uma paixão! Um sentimento de afinidade, identificação, que o fato de ser fan acaba se tornando até um hobbie, ou estilo de vida!

    e dai vem os Posser e o q os defini é se sentirem superiores ou melhores do que os outros por gostar de algo, gostar de algo só pra aparecer e paga de bom, pq ta na modinhs ou até nen tanto!

    O poser se identifica pelo fato de quere aparece e nen realmente curti o assunto!

    Por eu participar de inumeros fandoms tenho sempre esse dilema ao converçar com as pessoas

    E tem tmb o adimirados, q nen acompanha ou curte muito mas acha legal e intereçante, mas não se involve com o fandom!

    Acho q vou usar essa resposta e fazer um post n meu blog tmb..^^

  1. Fernanda Rodrigues

    Não tenho paciência pra ser poser.
    Ou sou fã - e aí viro teeny #aloka - ou não sou.
    Ser poser dá trabalho! uahahah

    Um beijo,

    http://algumasobservacoes.blogspot.com/
    http://escritoshumanos.blogspot.com/

  1. Lucila Eliazar Neves

    Eu concordo com a Fernanda! isso de ser poser dá muito trabalho. Ou eu amo ou não. Costumo dizer: "ele/ ela canta bem, é um ótimo artista mais não me apetece!" shuashuahsuah A gente tem que saber valorizar os grandes artistas, mais isso não quer dizer que você tem que se dizer "fã" pra fazer uma média com os amigos.

  1. Rafaela Biscassi

    Oi,
    Primeiramente parabéns pelo texto,e concordo com os outros comentários ou você é fã do artista(seja nos tempos de gloria ou mesmo no esquecimento)ou não.

    Páginas Em Preto

    Beijos

  1. Suzana

    Concordo com o que você, hoje em dia tudo é poser, né :P aff
    Bom, eu não me considero fã de nenhum artista/banda, não sei como é esse amor rs

    Adolecentro

  1. Dayane Nascimento

    Eu também confesso que já fui poser da Rouge, eu adorava ela, mas nem ligo mas kkkk mas isso acontece né, ainda mas quando somos crianças.

    Quando eu era criança eu ouvi muito Sandy Junior, fã de verdade, não comprava nada deles como blusas e tudo mais, tinha alguns CDs, mas sabia de todas as músicas, dançar, cantar tudo, e até hoje eu gosto muito e ouço até hoje viu kkkkk ai sim considero ser fã de verdade, uma outra pessoa que sou mega fã é da Lady Gaga, desde quando ela começou com Poker Face , foi uma febre naquela época né, todo mundo ouvia, todo mundo curtia, mas só os fãs de verdades continuaram, muitas pessoas que ontem amavam as músicas delas, hoje julgam ela e tudo mais, ela ainda está no auge da carreira, mas está um tempo sem músicas novas e ainda teve que cancelar a turnê dela :/ ai muitas pessoas falam que ela está esquecida já, mas para quem é fan de verdade, ouve e muito as músicas dela, sempre procura ter noticias e tudo mais, eu acho que isso que é um fã de verdade sabe, não aqueles fãs de momentos, aqueles fãs que tem tudo da banda, mas não sabe nada, isso é um poser.
    Adorei o post e vou parar porque esse meu comentário ta grande mais kkkkkkkk
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

  1. Thami Sgalbiero

    Pra mim, uma pessoa é considerada poser, não pelo tempo que gosta de certo artista, nem por não entender uma piada ou não saber uma notícia, ela só é poser quando se julga o melhor, quando não é. Poser é todo aquele que não é humilde ao assumir que não sabe tudo sobre o artista. Que quer mostrar que é o fã número um, quando não é. Então, você pode se considerar fã de Rouge sim, foi da nossa época, foi o nosso momento, então fez parte da nossa vida e aposto que se a gente ouvir alguma música hoje em dia, vamos nos lembrar da letra exatamente como era e até os gestos que elas faziam, então... Pode considerar que você é fã sim.

    Xx
    www.likeparadise.com.br

  1. Unknown

    Ain, eu tenho um amigo, que tipo, confunde demais as coisas :/

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    Facebook - aosdezesseisanos.blogspot.com.br
    Gostei muito do post! rs Boa taaarde amor s2

  1. Unknown

    Nunca fui poser, eu acho...

    http://princesadepreto.blogspot.com

  1. Maria Eduarda {@mariaeduardamichael}

    oi querida,
    concordo com boa parte do post, aliás, da maioria. Acho que não dava pra considerar nem tu, nem eu, nem nenhuma criança feliz que amava rouge na época, porque eramos crianças ^^
    Agora esse pessoa mais velho, uns 14, 15 anos pra cima sim. Se vejo gente falando que "ama" as minhas bandas/séries preferidas e só conhece o básico e o moldado pela mídia, dá muita raiva sim, confesso...hehehe

    Ah, adorei o novo blog. Boa sorte na sua nova fase :D Não suma mais! hehehe

    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

  1. Leeh Trindade

    haha legal o post, adorei!

    beijos,
    ps: tá rolando 2 sorteios no meu blog e te convido a participar!
    http://misssainha.com/

Postar um comentário